MANUAL DO USUÁRIO DA PLATAFORMA SIMISAB-AP (SISTEMA MUNICIPAL DE INFORMAÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO)
Palavras-chave:
Sistema , Saneamento Básico, ManualSinopse
O Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico (SIMISAB-AP) foi concebido, desenvolvido, estruturado e implementado em 2022, principalmente durante a fase de execução final do projeto TEDPLAN (Termo Descentralizado para a Elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico - PMSB dos municípios de Amapá, Cutias, Itaubal, Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, Estado do Amapá), quando as informações e a base de dados estavam disponíveis e finalizadas. Os indicadores contidos no SIMISAB-AP são oriundas não somente dos estudos de diagnóstico técnico-participativo do TEDPLAN, mas também de outros produtos gerados ao longo do PMSB, tais como a prospectiva e o planejamento estratégico, programas, projetos e ações, e até análise de indicadores de desempenho, mobilização e o controle social, formando um banco de dados considerável e de elevado interesse público para o setor. Estas informações, pertinentes a cada um dos produtos do PMSB, estão virtualmente disponíveis no site oficial do TEDPLAN: saneamento. unifap.br.
O SIMISAB-AP é uma iniciativa prevista no Termo de Referência e resultado da parceria entre a UNIFAP, FUNASA e os Gestores Municipais representados pelos seus Comitês Executivos e de Coordenação os quais executaram as etapas técnicas do projeto TEDPLAN. Este sistema representa um avanço científico e tecnológico notável para o setor, tanto para a gestão municipal quanto para os usuários e agências de fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico no Estado do Amapá. Ademais, configura-se também como um produto tecnológico em plena evolução, servindo como uma plataforma de capacitação e interface com outros produtos e usuários interessados no assunto.
Além disso, o SIMISAB-AP também simboliza a busca pela melhor tecnologia e a máxima transparência possível da análise concernente ao monitoramento e ao acompanhamento dos indicadores visando a universalização, intersetorização e a integração dos serviços de saneamento básico em nível municipal. É, por assim dizer, a materialização da mudança de paradigma do setor e sua natural evolução ao longo dos próximos 20 anos.
Downloads
Publicado
Categorias
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.